Postagens Recentes

Ligue GCM

Banner Conferencia GCM

Banner Conferencia GCM

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Guarda Municipal de Belo Horizonte / MG luta pela vida

A prefeitura de Belo Horizonte gastou R$ 500 mil em armas, porém seus guardas não podem utilizá-las, de maneira que estão já a 9 anos guardadas, porque a guarda municipal não tem treinamento para poder porta-las. Caso um GM seja visto trabalhando armado, ainda, será punido e pode perder seu cargo.

Veja o caso:

Vale ressaltar que toda cidade com mais de 50 mil habitantes podem armar suas guardas municipais.

Na madrugada de hoje (24/02/14), um guarda municipal e uma técnica em enfermagem foram baleados na UPA do bairro Primeiro de Maio, em Belo Horizonte, três homens, ao entrarem na Unidade e solicitarem visitar uma criança, e serem orientados de que somente uma pessoa poderia entrar, alvejaram os profissionais do local, gerando grande pânico nos pacientes, e os levando hospitalizados com vários tiros. A única forma de defesa com maior potencial de eficácia para esta ocorrência que o guarda municipal possuía no momento era uma arma taser.

Luiz Flávio Sapori, especialista em Segurança Pública, diz que a guarda municipal não precisa usar armas de fogo, porque sua atuação não é relacionada ao combate direto tráfico ou confronto direto contra o crime. Mas não foi um crime de tentativa de homicídio que bateu às portas da UPA do Bairro Primeiro de Maio? E o que dizer do profissional da saúde que disse que, algumas horas antes, sua equipe havia recebido ameaças pelo fato de que a unidade não possuía ortopedistas em número adequado?

A verdade é que o governo de BH não quer abrir sua mão para fornecer aos guardas municipais o devido treinamento, para que então possam usar armas de fogo em seu trabalho. As leis de segurança para cidades com mais de 50 mil habitantes estão aí; as ocorrências envolvendo GM e enfrentamento ao crime, também. O que precisa agora é vontade política e preocupação real com a segurança pública.
Fonte: amigos da guarda civil

Nenhum comentário: